sexta-feira, 15 de abril de 2011

PARAÍBA: sua geografia





Localização da Paraíba-Brasil
        O estado da Paraíba está localizado no Brasil, na porção oriental da região Nordeste, entre as coordenadas 6º02'12" latitude Sul, 8º19'18" latitude Sul e 34º45'45" longitude oeste, 38º45'45" longitude oeste. Faz fronteira com os estados de Rio Grande do Norte ao norte, Pernambuco ao sul, Ceará ao oeste sendo banhado ao leste pelo oceano Atlântico. Suas regiões geográficas são: Litoral(banhado pelo oceano Atlântico), Depressão(logo após o litoral em direção ao interior do continente), Borborema, Baixo Sertão e Alto Sertão(divisa com Ceará).
Geo-história
        Quando pedro Álvarez Cabral chegou ao Brasil, encontrou uma divisão no continente americano, que passava de 370 léguas a oeste de Cabo Verde, resultante do Tratado de Tordesilhas. Em 1534, o Brasil foi dividido em 15 lotes de terra, doados aos Donatários - como chamavam os donos da terra- que eram da corte real. A Capitania de Itamaracá foi entregue a Pero Lopes de Souza e estendia-se desde a foz do rio Santa Cruz (Igarassu/PE) até a Baía da Traição, aqui em nosso estado, com trinta léguas de frente.
       nas novas terras, viviam índios de dois grupos, no litoral - os Tupis, formados pelas tribos Tabajaras e Potiguaras; no interior, os Tapuias, formados por tribos de índios Cariris e Tarairus.        

Fotos
 
Centro histórico-praça Antenor Navarro     Foz do Rio Paraíba


 
Pegadas dos Dinossauros - município de Souza, na região do Alto Sertão.


Cachoeira do Roncador, mesorregião do Brejo.


Farol do Cabo Branco, na praia de Cabo Branco.


Praia de Tambaú.




Praia do jacaré localizado em Cabedelo, divisa com João Pessoa é Capital.

Cultura


Zé Ramalho- Cantor e compositor nordestino-paraibano.


Chico Cesar, cantor e compositor.


Elba Ramalho, cantora.


Jackson do Pandeiro, cantor e compositor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário