Paraíba

O Estado da Paraíba está localizado na porção oriental da região Nordeste entre os paralelos de 6º e 8º graus de latitude sul, e entre os meridianos de 34º e 38º graus de longitude oeste, incluído na Zona Tropical da Terra.
           Limita-se ao NORTE com Rio Grande do Norte, ao SUL com Pernambuco, OESTE com Ceará e LESTE com Oceano Atlântico.

Área: 56.340,9 km²
População: 3 815 171 hab



Densidade demográfica: 67,6 hab/km²

Ficheiro:Paraiba in Brazil.svg

Mesorregiões: 4
Microrregiões: 23
Municípios:223

Governador: Ricardo Coutinho (PSB)
Vice-Governador: Rômulo Gouveia (PSD)
Deputados federais: 12
Deputados estaduais:36
Senadores: Cássio Cunha Lima (PSDB)
                    Cícero Lucena (PSDB)
                    Vital do Rêgo Filho (PMDB)

BANDEIRA e BRASÃO



Bandeira da Paraíba

Brasão de Armas da Paraíba



 MESORREGIÕES
Ficheiro:PB Mesoregions.svg



 Mesorregião do Agreste Paraibano
FAROL DO CABO BRANCO
Ficheiro:Joao Pessoa Paraiba Farol do Cabo Branco2.jpg

Fonte:Atlas escolar da Paráiba 3º ed. 2002. Coordenadora: Janete Lins Ridriguez-João Pessoa/PB.
-------------------//----------------------

LOCALIZAÇÃO E IMAGENS DA PARAÍBA






Localização da Paraíba-Brasil
        O estado da Paraíba está localizado no Brasil, na porção oriental da região Nordeste, entre as coordenadas 6º02'12" latitude Sul, 8º19'18" latitude Sul e 34º45'45" longitude oeste, 38º45'45" longitude oeste. Faz fronteira com os estados de Rio Grande do Norte ao norte, Pernambuco ao sul, Ceará ao oeste sendo banhado ao leste pelo oceano Atlântico. Suas regiões geográficas são: Litoral(banhado pelo oceano Atlântico), Depressão(logo após o litoral em direção ao interior do continente), Borborema, Baixo Sertão e Alto Sertão(divisa com Ceará).
Geo-história
        Quando pedro Álvarez Cabral chegou ao Brasil, encontrou uma divisão no continente americano, que passava de 370 léguas a oeste de Cabo Verde, resultante do Tratado de Tordesilhas. Em 1534, o Brasil foi dividido em 15 lotes de terra, doados aos Donatários - como chamavam os donos da terra- que eram da corte real. A Capitania de Itamaracá foi entregue a Pero Lopes de Souza e estendia-se desde a foz do rio Santa Cruz (Igarassu/PE) até a Baía da Traição, aqui em nosso estado, com trinta léguas de frente.
       nas novas terras, viviam índios de dois grupos, no litoral - os Tupis, formados pelas tribos Tabajaras e Potiguaras; no interior, os Tapuias, formados por tribos de índios Cariris e Tarairus.        

Fotos
 
Centro histórico-praça Antenor Navarro     Foz do Rio Paraíba


 
Pegadas dos Dinossauros - município de Souza, na região do Alto Sertão.


Cachoeira do Roncador, mesorregião do Brejo.


Farol do Cabo Branco, na praia de Cabo Branco.


Praia de Tambaú.




Praia do jacaré localizado em Cabedelo, divisa com João Pessoa é Capital.

Cultura


Zé Ramalho- Cantor e compositor nordestino-paraibano.


Chico Cesar, cantor e compositor.


Elba Ramalho, cantora.


Jackson do Pandeiro, cantor e compositor.
-------------//---------------


PARAÍBA: Economia


PIB da administração pública na Paraíba é o maior do Nordeste
           Dados do IBGE mostram que a administração pública na Paraíba tem a maior participação no PIB entre os nove estados do Nordeste e detém um das quatro maiores taxas do país. No último levantamento do IBGE, divulgado no ano passado (PIB de 2008), a administração pública, educação pública e saúde participavam com 31,3% da riqueza gerada no estado, enquanto a média da região Nordeste é bem menor (22%) e no país a taxa chega a ser a metade (15,8%).
           Os estados da região Nordeste que chegam mais próximos da Paraíba são Piauí (28,3%), Rio Grande do Norte (27,7%) e Alagoas (27,2%). Já os estados da Bahia (16,9%) e do Maranhão (19,9%) possuem as menores participações da administração pública na geração de riqueza.
           Para o gerente da Etene, Airton Júnior, “as regiões menos desenvolvidas caracterizam-se por possuir uma menor base econômica, decorrendo então uma maior dependência do setor público. À medida que a região se desenvolve, o setor privado floresce, de forma que a participação do setor público, no total da economia, tende a declinar. Conforme mencionado anteriormente, investimentos em educação, qualificação da mão-de-obra e em infraestrutura são fundamentais para se alavancar um processo de desenvolvimento sustentável. Além disso, deve-se buscar a eficiência da gestão pública em termos de processos e implementação de políticas e programas. Consideramos que tanto o estado quanto a iniciativa privada são atores fundamentais para se promover o crescimento e desenvolvimento econômico”, ponderou.
           De acordo com o IBGE, as atividades que mais se aproximam do peso da administração pública na economia paraibana, que representa quase um terço do PIB, é o setor de comércio e serviços de manutenção e reparação com 15,4%. Em terceiro, vem o setor da indústria de transformação (9,9%) do PIB.

Conforme: Jean Gregório
Do Jornal da Paraíba. 27/02/2011. postagem-14/03/2011.