quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

TEMPERATURA: O ANO DE 2010 FECHOU COM O CALOR IGUAL AO ANO DE 2005, DIZEM EUA

      WASHINGTON - O ano de 2010 empatou com 2005 como o mais quente desde o início das medições, em 1880, encerrando uma década de temperaturas excepcionalmente altas devido às emissões humanas de gases do efeito estufa, segundo uma agência do governo norte-americano.       A temperatura da superfície terrestre no ano passado foi 0,62 grau Celsius superior à média do século 20, segundo o relatório divulgado na quarta-feira pelo Centro Nacional de Dados Climáticos (NCDC), ligado à Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.
      Rússia e Paquistão, sofreram no ano passado com ondas de calor e inundações que deixaram milhares de mortos e destruíram lavouras.
     Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que a tendência neste século é de fenômenos climáticos mais extremos, devido ao acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera, principalmente em decorrência da queima de combustíveis fósseis e da destruição de florestas.
    "Ainda temos como mesmo tema nesse novo ano 2011, a questão do aquecimento global, proveniente do acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera. Alguns gases são: dióxido de carbono, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxido de nitrogênio, etc. Os principais agentes são as indústrias, os veículos automotores (automóveis, caminhões, ônibus), a queima de matas, as usinas termelétricas, e também, o aquecimento doméstico a carvão ou lenha. A poluição atmosférica forma uma camada(espécie de neblina) sobre as cidades que torna o ar mais escuro e causa doenças respiratórias aos seres humanos. Em geral, a poluição atmosférica aumenta a temperatura das cidades por causa do efeito estufa. O aquecimento global, é um fenômeno climático de escala planetária agravada pelo homem desde o início da Revolução industrial com a retirada da vegetação para construções de algumas habitações, embarcações, materiais domésticos; fabricações de móveis; e a queima de combustiveis fósseis utilizadas pelas indústrias, sem controle. Cabe aos países desenvolvidos tecnológicos a minimizar os lançamentos de gases na atmosfera para a diminuição do efeito estufa e tentar estabilizar a temperatura global. Lembrando que o planeta Terra, em tempos geológicos, passa por processo natural de aquecimento e resfriamento. Só não podemos acelerar esse processo".
      Mas as reduções de emissões de gases do efeito estufa prometidas por grandes poluidores, como China e EUA, não são suficientes para alcançar tal meta, segundo cientistas.

Reuters, reuters.com
Por Timothy Gardner
(Reportagem adicional de Alister Doyle, em Oslo)
12/1/2011 18:44

Um comentário:

  1. Caros alunos, postem seus comentários para uma melhor interação e conhecimento dos temas abordados em nosso blog!agradeço

    ResponderExcluir