segunda-feira, 14 de março de 2011

PARAÍBA: Economia


PIB da administração pública na Paraíba é o maior do Nordeste

           Dados do IBGE mostram que a administração pública na Paraíba tem a maior participação no PIB entre os nove estados do Nordeste e detém um das quatro maiores taxas do país. No último levantamento do IBGE, divulgado no ano passado (PIB de 2008), a administração pública, educação pública e saúde participavam com 31,3% da riqueza gerada no estado, enquanto a média da região Nordeste é bem menor (22%) e no país a taxa chega a ser a metade (15,8%).
           Os estados da região Nordeste que chegam mais próximos da Paraíba são Piauí (28,3%), Rio Grande do Norte (27,7%) e Alagoas (27,2%). Já os estados da Bahia (16,9%) e do Maranhão (19,9%) possuem as menores participações da administração pública na geração de riqueza.
           Para o gerente da Etene, Airton Júnior, “as regiões menos desenvolvidas caracterizam-se por possuir uma menor base econômica, decorrendo então uma maior dependência do setor público. À medida que a região se desenvolve, o setor privado floresce, de forma que a participação do setor público, no total da economia, tende a declinar. Conforme mencionado anteriormente, investimentos em educação, qualificação da mão-de-obra e em infraestrutura são fundamentais para se alavancar um processo de desenvolvimento sustentável. Além disso, deve-se buscar a eficiência da gestão pública em termos de processos e implementação de políticas e programas. Consideramos que tanto o estado quanto a iniciativa privada são atores fundamentais para se promover o crescimento e desenvolvimento econômico”, ponderou.
           De acordo com o IBGE, as atividades que mais se aproximam do peso da administração pública na economia paraibana, que representa quase um terço do PIB, é o setor de comércio e serviços de manutenção e reparação com 15,4%. Em terceiro, vem o setor da indústria de transformação (9,9%) do PIB.

Indústria


Conforme: Jean Gregório
Do Jornal da Paraíba. 27/02/2011. postagem-14/03/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário